Educação financeira: jogo gratuito incentiva jovens e crianças

Quando o assunto é economia, nunca cedo para ir aprendendo: a educação financeira faz toda a diferença na formação do indivíduo, tornando-o mais consciente e capaz de fazer suas conquistas sem se perder no caminho.

Com as novas gerações surgindo cada vez mais tecnológicas, o uso de games é uma tendência, inclusive diante da necessidade de lidar com as finanças. Principalmente no ensino médio, preocupações sobre o futuro começam a surgiu e, nesse sentido, a organização financeira se torna um fator fundamental.

O jogo é uma forma leve de abordar o tema: desenvolvido numa parceria entre a Tv Escola e Associação de Educação Financeiro do Brasil (AEF), ele tem o objetivo de ensinar jovens a pensar o dinheiro como uma forma de realizar os objetivos.

Intitulado “Ta O$$O”, a temática dos cachorros e as cores chama bastante atenção. A ideia é reproduzir momentos possíveis na vida futura dos adolescentes. De acordo com a decisão que os próprios jogadores vão tomando ao longo do game, o roteiro torna-se uma “simulação de vida”, demonstrando os impactos positivos e negativos das posturas adotadas em relação ao dinheiro.

Embora muitos pensem que economia tem a ver com cálculos e contas, a verdade apresentada no jogo vai além dessa percepção: ter um psicológico trabalhado para gerir os recursos de uma maneira proveitosa, visando bem-estar a médio e longo prazo é, sem dúvida, uma forma de ser inteligente e garantir a realização pessoal.

Há 5 objetivos de vida no jogo: ser empreendedor, fazer uma faculdade pública etc. De acordo com as escolhas feitas, o jogador é levado a momentos nos quais a decisão será crucial: se o jovem deseja ser empreendedor, por exemplo, pode ser convidado para um evento cujo conteúdo trata de projetos inovadores. Qual é a mentalidade que leva a sucesso, a de que comprar o ingresso é um custo desnecessário ou a de que ir é um investimento pois pode gerar contatos importantes para um futuro próximo?

Se o jogador escolher a primeira, o game mostrará a constatação secundário, dando espaço para que ele reveja a decisão e consiga olhar as atitudes tomadas com outra perspectiva. Assim, ele vai aprendendo a usar o dinheiro de maneira inteligente.