Saiba mais sobre os prêmios recebidos por Carlos Alberto de Oliveira Andrade, da CAOA Chery

Responsável por fundar a importadora CAOA, que responde pelas vendas de carros da marca Chery no Brasil , o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade conquistou o prêmio “Executivo do Ano”. A premiação em questão é tradicionalmente realizada por meio da organização da revista Autoesporte há 52 anos. Além da categoria da qual o empresário saiu vencedor, outras modalidades compuseram as homenagens realizadas em 26 de novembro de 2018.

Carlos Alberto de Oliveira Andrade concluiu a faculdade de medicina. Tempos depois, o executivo frequentou um curso de especialização, formando-se cirurgião. O trabalho em meio aos automóveis, entretanto, sempre falou mais alto para o empresário. O começo de sua carreira em relação ao segmento automotivo ocorreu de modo espontâneo, já que ele conseguiu conciliar seu interesse por carros da marca Ford com negócios.

Após comprar um automóvel Ford Landau, o empresário foi surpreendido com a notícia de que os consumidores do país não teriam mais como adquirir os veículos dessa marca, pois a única concessionária autorizada havia decretado falência. Interessado em dar continuidade a revenda desse tipo de carro, Carlos Alberto de Oliveira Andrade criou sua própria importadora, a CAOA, cujo significado diz respeito às iniciais de seu nome.

O primeiro negócio do empresário começou a gerar lucratividade expressiva já no início de suas atividades no setor. Segundo uma matéria veiculada pela revista Autoesporte, os seis primeiros anos de operação da empresa foram decisivos para que se alcançassem os objetivos traçados pelo executivo. Ao longo de sua trajetória empreendedora, contudo, ele não se ateve apenas à parceria com a companhia Ford. Tempos mais tarde, foi a vez do empreendedor tornar-se revendedor nacional da Renault.

A Hyundai também passou a ser representada pelo executivo. Isso ocorreu através de suas várias unidades concessionárias presentes em diversos estados do país. A companhia em questão também possui uma montadora própria no Brasil. Esta, por sua vez, está localizada em Goiás. Depois de um extenso período presidindo os negócios frutos da parceria com a empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade começou a realizar seu trabalho exclusivamente no Conselho de Administração do grupo.

No que diz respeito à CAOA Chery, o país ficou totalmente incumbido de levar adiante a expansão da companhia, com destaque para os negócios aqui sediados. Vale destacar que a execução de tal planejamento contou com a atuação do executivo. A organização chinesa possui uma fábrica em Jacareí-SP, além de concessionárias que revendem carros da marca em todo o território brasileiro.

O empresário investiu um montante de dinheiro cuja origem era parte de seu patrimônio a fim de que uma fábrica da Hyundai fosse construída no Brasil. Os esforços de Carlos Alberto de Oliveira Andrade em relação a este negócio, conforme pontua a revista Autoesporte, geraram resultados positivos à sua carreira. Isso se justifica, dentre outros acontecimentos, pelo fato do executivo ter sido eleito o “Distribuidor do Ano”, em 2012. O prêmio, segundo a publicação, reuniu 179 empresários de nacionalidades diferentes, de maneira que somente o executivo brasileiro recebeu a premiação máxima estipulada pela organização.