Entendendo o Bitcoin e o Blockchain

Descubra como a tecnologia Blockchain, Bitcoin e cryptocurrencies estão revolucionando o mundo comercial.

O empreendedor moderno tem, em muitos aspectos, um tempo mais difícil do que nunca. É claro que as ferramentas digitais nos ajudam, e a internet deu origem a um mundo de conselhos e compartilhamento de conhecimento. No entanto, também é inovação nascida em uma escala pouco visto antes.

Novas ideias, novas formas de pensar e paradigmas de negócios inteiramente novos emergem numa base aparentemente semanal – muitos dos quais passam a alterar as formas como trabalhamos profundamente. Uma dessas ideias é o blockchain e suas moedas digitais associadas. No entanto, o que você precisa saber sobre o Bitcoin e o blockchain? Junte-se a nós enquanto damos uma olhada.

O que é o Bitcoin?

As notícias em torno do Bitcoin tem sido considerável. No entanto, o que é isso? Coloque simplesmente; Bitcoin é uma moeda exclusivamente digital criada pela pessoa misteriosa e anônima conhecida como Satoshi Nakamoto. Foi originalmente proposto em 2008 como um sistema de pagamentos eletrônicos, que seria baseado em provas matemáticas.

A grande ideia era produzir um meio de troca que fosse totalmente independente de uma autoridade central como um banco de economia, que poderia ser transferido eletronicamente de forma segura e verificável.

Dez anos depois, é exatamente isso que temos. Embora o Bitcoin não esteja vinculado a nenhum ativo do mundo real (como o ouro), ele é limitado, ao contrário das moedas fiduciárias (dólares, ienes, libras esterlinas, etc). O fornecimento de Bitcoin é estritamente limitado, com um número limitado de Bitcoins introduzidos por hora para ser ‘extraído’, até o máximo de 21 milhões de Bitcoins ser atingido.

Uma vez nesse ponto, não haverá mais Bitcoins, e o mercado terá que negociar entre si para determinar o valor da moeda. Então, efetivamente, o Bitcoin é uma moeda digital segura cujo valor é dirigido exclusivamente pelo mercado, e não por qualquer instituição bancária centralizada. A verdadeira magia, no entanto, não é o próprio Bitcoin. O Bitcoin é apenas uma das muitas criptomoedas disponíveis baseadas em princípios semelhantes. A verdadeira magia está no blockchain.

Com o blockchain, muitas pessoas podem escrever entradas no registro, que é então verificado e transmitido por todos os demais membros da rede, garantindo efetivamente que todos tenham um registro verdadeiro da entrada. Esse ledger é permanente e à prova de falsificação, contendo todas as transações e todas as informações associadas, para total responsabilidade.