Como aproveitar ao máximo um blog do tumblr?

Não consegue imaginar um blog sem comentários, blogrolls, categorias, tagclouds e banners publicitários? Talvez você não use o Tumblr para compartilhar conteúdo sem o suporte de widgets e plugins. Mas talvez esta seja a sua força, sabe?

Com a plataforma Tumblr leva apenas alguns segundos para inserir notícias, qualidades que eu imediatamente apreciei com meu diário eletrônico. Aqui está como eu posso aproveitar ao máximo as suas possibilidades e usá-lo como um amplificador de conteúdo.

Quero começar com uma definição dessa realidade: um blog do Tumblr é um projeto de publicação, geralmente pessoal, projetado para publicar diferentes tipos de conteúdo em um diário on-line. Mesmo que seja uma solução amadora, ela pode ser personalizada para se tornar uma realidade corporativa. Além disso, este CMS é projetado para funcionar bem com o conceito de marketing de conteúdo.

Na verdade, com o Tumblr você pode colocar artigos on-line de natureza diferente: texto simples, imagens, vídeos, citações, áudio e bate-papo. Uma das características essenciais dessa realidade: você pode interagir com outros blogueiros apreciando, comentando e compartilhando o que seus colegas publicaram.

Primeira otimização de blog – Um blog no Tumblr deve ser tratado como qualquer blog: adicione o URL ao índice do Google por meio da ferramenta de complemento de URL e do blog de serviço de ping de pesquisa. Você também deve inserir o sitemap no Search Console. O mesmo vale para um blog WordPress para obter o sitemap de um blog do Tumbrl.

Na seção dedicada às mudanças avançadas, você encontrará alguns itens para manter desativado se quiser aumentar a visibilidade do blog: ocultar o blog dos resultados de pesquisa e este blog não tem conteúdo explícito (se não tiver esse post).

Importe seus melhores feeds – O Tumblr pode ser usado como um agregador de feeds e abranger todo o conteúdo que publicamos em outras plataformas, incluindo o Twitter. Pessoalmente, prefiro criar postagens ad hoc para gerenciar melhor todas as opções, mas é uma função a ser levada em consideração. Nunca ignore a força dos feeds.

É por isso que é importante esclarecer um ponto: qual é a melhor solução para publicar um feed RSS no Tumblr? Minha opinião é simples: IFTTT. Esta coleção de receitas para automatizar suas operações permite que você publique qualquer coisa no Tumblr: vídeos do YouTube, visualizações de post do WordPress, tweets lançados no Twitter e muito mais.