Foco aberto: uma técnica para acelerar o tempo de recuperação

Como empreendedor, você tem constantes solicitações de atenção: funcionários que precisam de gerenciamento, clientes que precisam de respostas, finanças para acompanhar, e-mails para responder, reuniões para participar, notícias e mídias sociais para postar. Usamos a expressão “prestar atenção”, por um motivo – a maneira como você presta atenção pode ter um preço alto. Você já pensou em como você presta atenção, ao contrário do que você presta atenção é a solução para o estresse e fadiga? Reserve um momento para pensar em como você presta atenção em tudo que faz.

Mude a maneira como você presta atenção durante o tempo de inatividade e acelerará sua recuperação. Quanto mais rápido você descansar e se recuperar, mais rápido você poderá voltar a trabalhar com desempenho máximo. Ao dominar a arte de prestar atenção, você pode aplicar essas técnicas durante as reuniões e, eventualmente, durante qualquer atividade.

Ao continuar a ler esta página, permita-se tomar consciência do espaço entre você e a tela. Ao começar a prestar atenção a esse espaço, pare por alguns segundos para experimentar esse espaço que você ignorou anteriormente. Mantenha uma parte de sua atenção para experimentar o espaço entre você e a tela enquanto continua a ler.

Sem desviar os olhos da página, abra gradualmente o foco para perceber o espaço à esquerda e à direita da tela. Ao começar a prestar atenção no espaço à esquerda e à direita da tela, sem desviar os olhos do texto, observe a borda da tela, o teclado e o ambiente ao redor.

Agora, permita que o plano visual se apresente, para se tornar tão importante quanto o seu primeiro plano visual. A atenção agora inclui o espaço entre você e a tela, toda a tela, as bordas da tela, o teclado e tudo ao redor do computador para ficar em primeiro plano simultaneamente com as palavras que você está lendo. Enquanto relaxa, você pode notar que, isso é feito sem esforço e naturalmente.

Pare por alguns segundos após essa frase para aproveitar essa atenção sem tirar os olhos da tela. Você pode notar que seus olhos começaram a relaxar no processo de tornar-se consciente do espaço entre e ao redor de você enquanto ampliava sua visão.

Ao continuar a ler, inclua em sua atenção qualquer sensação em seu corpo. Você pode sentir os olhos relaxarem, o coração bater, o sangue bombeando através do corpo, coçando, aquecendo ou resfriando, tensão ou outras sensações. Dê tempo para que essa mudança de percepção aconteça à medida que sua percepção visual se abra e se amplie em três dimensões.