Planejamento de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das disciplinas supremos da comunicação on-line bem-sucedida. Se você quer celebrar o sucesso aqui e convencer o cliente cada vez mais exigente, você deve planejar desde o início. Na seção anterior do nosso Guia de marketing de conteúdo, já explicamos os oito principais passos para uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida. Hoje, estamos trabalhando no núcleo: o planejamento de conteúdo correto.

Se no início do alinhamento estratégico ainda é uma questão de definição de metas e análise de grupos-alvo, o planejamento de conteúdo é usado para definir medidas concretas e manter tudo em um plano editorial estruturado. A coordenação de temas, compromissos, canais e, é claro, funcionários responsáveis ​​estão no centro das atenções. O processo de planejamento geralmente começa com a descoberta do tópico e termina em um plano editorial obrigatório. Abaixo, destacamos as etapas mais importantes no planejamento de conteúdo.

Uma parte importante do planejamento de conteúdo é a seleção de tópicos. Para fornecer aos fãs e seguidores regularmente novos tópicos interessantes, você também deve encontrar regularmente novas ideias interessantes e interessantes. A descoberta e a pesquisa de tópicos são um processo contínuo que pertence à rotina diária ou semanal dos profissionais de marketing de conteúdo.

Não se deve cometer o erro de planejar o conteúdo e, acima de tudo, concentrar-se nos próprios interesses para tópicos e notícias específicas. Porque se o grupo alvo achar o tópico menos interessante, um grande potencial será perdido – especialmente em termos de interação e engajamento e, portanto, também indiretamente em termos de alcance. Likes, Shares, portanto, em geral, todas as formas de recomendação são valiosas. E estes só são obtidos se você se colocar no grupo-alvo e tentar entender seus problemas, dúvidas e desejos – e, claro, responder com conteúdo apropriado. Mas como isso funciona?

Para descobrir mais sobre os pensamentos e desejos do seu grupo-alvo, existem muitas possibilidades. A primeira pergunta a ser feita: o que o grupo-alvo está procurando? Semelhante à pesquisa clássica de palavras-chave para otimização de SEO, a geração de ideias para criação de conteúdo se concentra em questões que os usuários colocam na Web ou entram no mecanismo de pesquisa. Para descobrir o que o público-alvo está procurando, há alguns outros pontos de contato que o Planejador de palavras-chave.