Evitar erros acidentais e erros de digitação

Uma vez que tenhamos estabelecido que um conteúdo de qualidade é aquele que também respeita uma forma curada e que devemos nos concentrar na legibilidade do seu artigo para ganhar e manter os leitores, vamos ver como evitar erros e erros de impressão acidentais. Porque eles acontecem, você conhece bem. Você quer para a pressa, você quer por fadiga, você quer um pouco de ignorância. Ninguém é perfeito, nem mesmo o escritor web profissional.

Minha fase de revisão de texto segue essas etapas. Na realidade, pode sempre ser melhorado, tanto que olha blogs, sites e grupos de discussão para obter conselhos e opiniões. Mas enquanto isso é no momento.

Verificação ortográfica e gramatical com o Word – Eu uso o Word quase todas as vezes. Para os textos do Email Marketing, para aqueles das landing pages, os dos e-books para serem convertidos em PDF ou no Slide e aqueles para os blogs – quando não escrevo diretamente no WordPress. Nesses casos, a ortografia e gramática do Word é conveniente para mim.

Esta opção me notifica erros de digitação de notícias, repetição de uma palavra na mesma sentença, erros de pontuação, sentenças incompletas, concordâncias perdidas, palavras para substituir porque são obsoletas, presença de conjunções no início da frase e muito mais.

Obviamente, você pode ignorar a sugestão se tiver certeza de que deseja manter o texto conforme o escreveu. Mas você também pode inserir um termo no dicionário para que você não o tenha mais na notificação como um erro (entre os muitos, eu fiz isso com o Feedly, então agora ele não me pede para substituí-lo por fiel).

Para usá-lo, você deve entrar no painel Revisar do documento aberto do Word, clicar em Verificação ortográfica e gramatical e a janela do verificador será aberta. Cuidado, ele pode ignorar um erro se a palavra escrita incorretamente tiver um significado correto. Isso aconteceu comigo geralmente sólido no lugar. Neste caso, nenhum corretivo é melhor que seus olhos.

EdOra e Word Filter Plus do WordPress – Caso você escreva no WordPress CMS, você pode instalar um plugin para correção automática de erros de ortografia. Word Filter Plus, na verdade, corrige automaticamente letras maiúsculas e minúsculas, palavras e partes de palavras, se você o configurar para esses recursos.