Donata Meirelles e Helena Bordon falam sobre a forte relação mãe e filha

Donata Meirelles sempre foi uma mãe dedicada, que no início da carreira na Daslu dividia o tempo entre o trabalho e os cuidados com a filha mais velha, Helena Bordon. As duas criaram uma relação forte, tanto que Heleninha segue os mesmos passos da mãe. Leia mais sobre.

Em um primeiro olhar, as duas parecem ser amigas e não mãe e filha. Essa semelhança não é só na aparência e na forma como se ventes, mas também como encaram a vida, metas e interesses. Donata acha muito natural ela serem parecidas, mas sempre diz para que a jovem se cuide, porque o tempo não pára e é cruel.

Braço direito da dona da Daslu, a empresária Eliana Tranchesi, Donata Meirelles iniciou como vendedora na loja, passou a ser diretora. Ela recorda que ainda era muito nova quando começou sua carreira “Naquela época ainda brincava de boneca”, ressalta.

View this post on Instagram

Ultima noite dos 49 🙈 #49anosdepois

A post shared by donatameirelles (@donatameirelles) on

Na Daslu foi responsável pela aquisição de marcas internacionais e por definir as atribuições de mais de 400 colaboradores. Foi uma época bem agitada, principalmente pelas mais de oito viagens internacionais por ano para comparecer aos principais desfiles de moda do mundo.

Em uma dessas viagens, Heleninha e as filhas de Eliana, Luciana e Marcella Tranchesi, acompanharam as mães. Era uma viagem para Milão para acompanhar o desfile dos italianos Dolce & Gabbana e enquanto as mães trabalhavam, as meninas brincavam na sala ao lado. A brincadeira era fingir que eram clientes dos estilistas e fazer pedidos de peças exclusivas.

Herança de moda

Helena admite que a paixão pela moda iniciou em casa, e que sempre amou roupas, sapatos e demais acessórios da mãe. Quando era pequena, pedia algumas coisas emprestadas como bolsas caras, mas a mãe não emprestava. “Achava que eu ia danificar tudo”, conta sorrindo.

Hoje não vestem o mesmo número, mas isso não é empecilho para que a filha pegue algumas peças emprestadas. “Quando ela viaja eu pego tudo”, brinca. Ela confessa que sempre dá um jeito, com cintos, amarrações e acessórios para driblar a diferença entre as numerações.

Donata acredita que a filha herdou o bom gosto, o crivo para as negociações, o bom humor e a desenvoltura para as relações pessoais. Ela ressalta que as duas têm um gênio fácil, que gostam de fazer novas amizades e trocar experiências.

A ligação entre mãe e filha é tão forte que Donata ofereceu a filha um apartamento e a jovem chorou, achando que não queria mais por perto. Atualmente as duas chegam a dormir uma na cama da outra.

Helena sempre brincou com as roupas da mãe e as revistas de moda. Quando a visitava na Daslu, também fingia ser uma das vendedoras, a acompanhava em desfiles, enfim sempre esteve cercada por moda. Tudo isso acabou influenciando e ela, juntamente com as amigas Lu e Marcella, desenvolveram sua própria marca de roupas e acessórios, a 284.

Quem é Donata Meirelles

É uma das divas da moda mais conhecidas do mercado da moda de luxo nacional. Passou 23 anos na Daslu e depois de um período de descanso assumiu o posto de diretora de estilo da publicação brasileira da Vogue, cargo que ainda não existia no Brasil. O convite foi feito pela diretora geral da Globo C. Nast, Daniela Falcão.

São mais de seis anos dedicados a revista. Donada diz que sua tarefa é a de trazer a visão da leitora para a publicação e que apesar de não ser formada em jornalismo acredita ter apresentado um bom desempenho.

Nos últimos anos, a diva dedicou-se aos eventos promovidos pela Vogue. Para isso uma plataforma foi desenvolvida para que elas e outros profissionais pudessem percorrer o país promovendo ações, palestras, desfiles, entre outros eventos.

Um deles se destacou. Realizada em um grande centro comercial em Goiânia, a ação promocional chamou a atenção de mais de 70 mil pessoas, que comparecerem em apenas um dia de evento. Os comerciantes que elaboraram alguma ação paralela também tiveram bons lucros, vistos apenas na melhor época para o comércio, o natal.

Festas de Gala

Donata é presença assídua em festas com o objetivo de arrecadar fundos para instituições de caridade, em especial os bailes da Amfar e da BrazilFoundation. São eventos geralmente realizam algum leilão com objetos, obras de arte e experiências exclusivas para quem der o maior lance.

Em uma das edições do Inspiration Gala São Paulo, promovido pela ong americana Amfar, ela contribuiu com 50 mil doláres para o leilão beneficente. A ong, atua no fomento e apoio a pesquisas relacionadas a cura da aids, bem como o desenvolvimento de políticas públicas de conscientização e inserção de soropositivos na sociedade.

Em 2017 devido sua contribuição para o mercado da moda e sua capacidade de inspirar ações positivas, Donata esteve na lista das 40 mulheres mais poderosas do país na atualidade pela revista norte-americana.