Toyota anuncia parceria com Subaru para produzirem novo SUV elétrico

As montadoras japonesas Toyota e Subaru divulgaram notícias sobre uma parceria para produzirem juntas um veículo elétrico. O veículo planejado pela montadora é um utilitário esportivo com motor elétrico. De acordo com a divulgação realizada no dia 6 de junho de 2019, as duas montadoras irão trabalhar em conjunto e minimizar os custos deste projeto a médio e longo prazo.

As duas empresas aplicarão todo o seu potencial de tecnologia, e pretendem entregar um SUV com capacidade de tração nas quatro rodas, especialidade da Subaru, além de ser um veículo confortável e não poluente por ser elétrico, especialidade da Toyota. O resultado final da parceria entre as duas empresas será um veículo comercializado sob as marcas das duas empresas.

O fato que levou as duas empresas a compartilharem suas tecnologias de produção não ficou bem claro para o público. Mas o que se sabe é que as duas empresas decidiram unir forças para entrar de cabeça no mercado altamente competitivo de veículos elétricos. Esse é um mercado que expandiu nos últimos 5 anos e irá engolir as montadoras que não se adaptarem para competir neste segmento.

“A Toyota e a Subaru enxergam a importância de marcarem sua presença em um mercado de veículos que fogem do convencional. Não somente isso, elas acreditam que essa parceria é uma grande oportunidade de somar forças com objetivos mútuos”, explicaram as duas montadoras em uma nota divulgada para a imprensa.

Sendo considerada uma das menores montadoras japonesas, a Subaru vem lutando para se manter no mercado de veículos e pretende com essa parceria sobreviver ao longo dos anos. Esse é um reflexo da indústria automobilística internacional no Japão e em outros países do mundo, que vem sofrendo cortes e se adaptando a novas tendências para sobreviver em um futuro próximo.

O anúncio realizado pelas duas montadoras no dia 6 de junho deste ano é baseado em uma parceria entre a Subaru e a Toyota que já havia sido anunciada em 2005. A Toyota é uma das montadoras japonesas mais fortes e a principal acionista da Subaru, possuindo 16,77% da participação da empresa.