Como conduzir uma análise competitiva

Quando foi a última vez que você realizou uma análise competitiva da sua marca? Se longo ou nunca, você está perdendo oportunidades de geração de economia. Cada marca deve participar regularmente da análise da concorrência, pois permite: Desenvolver novos produtos e serviços, compreender as tendências do mercado e gerar vendas com mais eficiência. O estudo aprofundado de qualquer um desses componentes aumentará a lucratividade dos seus negócios. Mas primeiro você precisa decidir sobre os conceitos básicos.

Como identificar verdadeiros concorrentes – Para comparar com precisão os dados, você precisa descobrir com quem realmente compete. O que funciona em uma empresa como a sua pode não funcionar para sua marca. Divida os concorrentes em duas “categorias”: direta e indireta.

Essa também é uma das razões pelas quais você precisa realizar regularmente análises competitivas. O mercado pode e mudará constantemente, e se você não o seguir, perca as principais transformações.

O que comparar? Tendo identificado concorrentes diretos, formule quais indicadores de negócios devem ser comparados em todas as direções. Existem três categorias específicas de indicadores: negócios (produtos), vendas e marketing.

Negócios (produtos) – No coração de qualquer empresa está o seu produto ou serviço. Deste lugar, vale a pena começar. Analise toda a linha de produtos / serviços concorrentes e sua qualidade. Também leve em consideração os preços e descontos que um concorrente oferece aos clientes.

Vendas – Essas informações e notícias lhe darão uma ideia de quão eficaz é o processo de vendas e como preparar seus vendedores e gerentes para uma concorrência bem-sucedida no mercado.

Ao analisar empresas abertas, você pode encontrar facilmente seus relatórios anuais na Internet, mas no caso de empresas privadas, é necessário trabalhar duro. Você pode encontrar algumas dessas informações examinando seu CRM e entrando em contato com os clientes que mencionaram que eles viam seu concorrente como uma opção. Descubra o que os levou a escolher seu produto ou serviço.

Marketing – A análise do site de um concorrente é a maneira mais rápida de avaliar seus esforços de marketing. Em seguida, determine com que frequência o conteúdo é publicado. Eles publicam algo novo semanalmente, mensalmente? Com que frequência aparecem novos livros ou capas? Provavelmente, você encontrará o fato de que um concorrente publica regularmente novos materiais. Dependendo dos tópicos abordados por sua empresa, esse conteúdo pode ajudá-lo a moldar sua própria estratégia.